Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Falta de P.S.F potencia risco da economia de Portimão



A falta de um Projecto Saneamento Financeiro potencia risco da economia de Portimão.

Com esta dissertação não pretendo fazer apologia a um projecto de saneamento financeiro Estrutural ou Conjuntural, nem a nenhum outro, pois tal já foi suficientemente discutido na comunidade Portimonense no último ano.


Com esta exposição pretendo somente levantar a discussão, do que será de Portimão sem um Projecto de Saneamento Financeiro.


Portimão, isto é o Município de Portimão encontra-se numa situação económico-financeira que todos lamentamos. O Município de Portimão encontrava-se em Março último com um passivo liquido de curto prazo a rondar os 127 Milhões de euros e com o endividamento legalmente permitido a curto prazo ultrapassado, de acordo com o relatório do próprio ROC do Município. Perante esse cenário, um projecto de saneamento financeiro mais não seria do que o financiar através de mútuo bancário e outros mecanismos o Município e permitir que o mesmo pagasse aos seus credores, isto é aos seus fornecedores, passando dessa forma o passivo de curto prazo para passivo de médio e longo prazo. Mas, serviria para financiar essencialmente a economia local .


Sem o mencionado financiamento o Município de Portimão não consegue pagar aos seus credores locais e não só. Sem o respectivo financiamento as empresas locais que prestaram serviços e/ou venderam equipamentos ao Município de Portimão terão extremas dificuldades em sobreviver e em manter os postos de trabalho. Sem o financiamento do Município de Portimão toda uma economia local está em risco.


Perante o exposto, algo é indesmentível, a economia de Portimão está em risco e esse risco aumenta quanto maior for o atraso da entrega do Plano de Saneamento Financeiro no Tribunal de Contas.


Luís Miguel Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos que se prendem com a falta de ligação entre os comentários e os Post colocados e outros, doravante todos os comentários serão previamente considerados.