Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 14 de junho de 2011

Tribunal de Contas desconhece Projecto de Saneamento Financeiro de Portimão




E se de repente alguém dissesse aos credores do Município de Portimão, com créditos na ordem de 127 Milhões de euros sem se contabilizar os créditos sob as empresas Municipais, que a Direcção Geral do Tribunal de Contas desconhece até à presente data qualquer processo relativo ao Projecto de Saneamento Financeiro do Município de Portimão ?

O P.S.D. de Portimão já denunciou publicamente, através de comunicado, o facto de o plano de saneamento financeiro da Câmara Municipal, não ter ainda sido remetido para o Tribunal de Contas. Facto que contraria noticia saída no jornal regional “Barlavento” de 19 de Maio, “O Plano de Saneamento Financeiro da Câmara de Portimão vai ser enviado para a avaliação do Tribunal de Contas na próxima semana, assegurou fonte próxima do Gabinete da Presidência da autarquia.”, tentando-se dessa forma diminuta e atroz iludir os fornecedores/credores.

Apesar de o P.S.D. não concordar com o modelo de plano, (aprovado por duas vezes apenas com os votos dos elementos do Partido Socialista – Agosto de 2010 e Março de 2011), não pode deixar de alertar, denunciar, criticar e lamentar esta situação.

A ausência de um plano de saneamento financeiro, que previa um empréstimo de 95 milhões de euros, impede que o Município cumpra as suas obrigações perante Bancos, Fornecedores e outros credores, tendo em conta a trágica situação financeira do Município de Portimão, cuja responsabilidade cabe em exclusividade ao Partido Socialista. Este atraso inadmissível e ocultado aos credores, coloca em causa não só a solvência de muitos credores como os postos de trabalho de milhares.

O P.S.D. exigirá responsabilidades a quem continua a “atirar poeira para os olhos” dos munícipes e da população em geral.

Conforme noticia hoje do Correio da Manhã “ O presidente da câmara, Manuel da Luz, explicou que o último contrato é assinado esta semana e que a demora se prende com alguns bancos.”. A esta declaração coloca-se a seguinte questão: Qual o contrato que falta assinar se o projecto de saneamento financeiro, ainda não foi enviado para o Tribunal de Contas, e os empréstimos não foram ainda alvo de análise nem deliberação sobre o visto prévio legalmente exigido ?

Areia para os olhos, dirão os minimamente esclarecidos…

O Concelho de Portimão necessita de mudança, exige-se uma política de verdade e de maior transparência por forma a moralizar a função pública, os seus funcionários e a salvar a economia local.


Cópia do ofício do Tribunal de Contas, supra exposto:


" Relativamente ao v/fax de 07 do corrente, informo que consultados os nossos registos informáticos, até à presente data, não deu entrada na Direcção-Geral do Tribunal de Contas o processo relativo ao Projecto de Saneamento Financeiro do Município de Portimão.


Com os melhores cumprimentos.


A subdirectora-geral

Márcia vala".





Luís Miguel Martins

6 comentários:

  1. Ilustre Dr., com isto já conseguiu 3 coisas:

    a)Manter o pessoal nos postos de trabalho até às 18:00 agarrados ao computador;
    b)Informar todos os interessados;
    c)Dar inicio a uma marcha de credores que amanhã vão bater à porta do Presidente da Câmara.

    ResponderEliminar
  2. Infelizmente amigo Miguel, mais uma vez os (ir)responsáveis da nossa autarquia dão provas do belo trabalho que têm vindo a fazer ao longo destas ultimas décadas... Trapalhadas atrás de trapalhadas, mentiras atrás de mentiras e vão vendendo "ilusões" aos Portimonenses (polos universitários, complexos desportivos...). A população queixa-se destas políticas, critica, mas muitos têm o "dito cujo" preso, porque têm um tacho que não querem perder ou porque algum familiar o tem...e quando chega a hora da decisão...esse medo perdura! Pouco a pouco vão-se degradando as contas da Autarquia (se é que se ainda podem degradar...) e quem paga somos nós, Portimonenses e contribuintes! Rua com esta "corja"!!
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. independemente de um ou outro desaparecido que agora parece querer ganhar vida, a verdade é que as pessoas estão fartas do falar bonito, do falar para a imagem e para aparecer, das pseudo propostas que nunca afirmam o como, mas com isto só pretendo dizer para continuar a informar a sua comunidade, escrevendo as verdades por mais que doa e por mais que incomode.
    Um abraço. L.P

    ResponderEliminar
  4. Dr Luis, nao diga que o DR Carito tem corpo de macaco, inteligencia de burro e personalidade de cobarde. O homem tem conseguido ter tudo com o dinheiro dos portimonenses. Até para ter mulher e sexo teve de por a Camara a pagar cursos a Triangulo da Puga!

    ResponderEliminar
  5. Anda tudo a ser enganado até a própria banca.
    Quando esta merda bater toda no fundo, se não bateu já é que os credores e a própria banca vão abrir os olhos.

    ResponderEliminar
  6. Depois de ler todas as denuncias e aferir a documentação não posso compreender como estes senhores e senhora ainda estão no poder. Tenho um palpite que mais dia menos dia alguém desaparece, vai viver para um país da América Latina sem acordo de extradição.
    Não consigo compreender como ainda conseguem levantar a cabeça, encarar suas famílias e amigos, depois de tanto mal fazerem a esta terra.
    Simplesmente não consigo compreender.

    ResponderEliminar

Por motivos que se prendem com a falta de ligação entre os comentários e os Post colocados e outros, doravante todos os comentários serão previamente considerados.