Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 20 de julho de 2011

O "Allgarve" desconheço e ignoro...Viva o Algarve


Caro(a)s amigo(a)s,
Acabei de receber um convite para o festival “ Allgarve Goumert”. Obviamente que não estarei presente, pois aqueles que efectivamente  amam o Algarve sentem igualmente o seu nome. Não têm vergonha no nome Algarve, antes pelo contrário têm orgulho.
A expressão Algarve provêm da palavra Árabe (الغرب, al gharb) que significa "o oeste" é a região mais a sul de Portugal continental.
Segundo alguns documentos históricos, a conquista definitiva do Algarve aos mouros, nomeadamente a tomada da cidade de Faro, foi feita de forma relativamente pacífica. No entanto, apenas em 1267 - no tratado de Badajoz - foi reconhecida a posse do Algarve como sendo território português, devido a pretensões do Reino de Castela. Curiosamente, o nome oficial do reino resultante seria frequentemente designado de Reino de Portugal e do Algarve, mas nunca foram constituídos dois reinos separados.
Termos em que aferida uma brevíssima rasura histórica e terminológica, eu optei por viver no Algarve, a minha família vive no Algarve, os meus filhos são Algarvios e eu amo o Algarve. O Allgarve desconheço e ignoro.

Luís Miguel Martins

6 comentários:

  1. É vergonhoso o que fizeram, esquecem as suas origens e o nome da terra que os viu nascer. Essa malta que re- baptizou o nosso Algarve, devia era ser toda expulsa do Algarve. Cambada de vendidos.

    ResponderEliminar
  2. Martins, ainda vou ver quem o mandou regressar à sua terra beber e a comer à custa do “Allgarve”.
    Venha de lá mais uma caneca de cerveja. Ahhhhhhhhh

    ResponderEliminar
  3. Para mim é repugnante. Nascida, vivida e criada em Ferragudo, Lagoa, Algarve é inconcebível que uns quantos senhores de Lisboa optem por designar a minha terra com um termo estrangeirismo.
    Mais grave e mais repugnante é o facto de alguns ilustres Algarvios terem baixado a cabeça e não terem defendido o nome da nossa terra. Pergunto eu, se esses senhores e senhoras não defendem sequer o nome da nossa terra o que defenderão ?
    Alguém viu o presidente da Câmara de Lagoa, Portimão, Silves, Albufeira etc… defender o nome Algarve em detrimento do Allgarve, alguém ouviu à data a Governado Civil a defender o nome Algarve ? Todos farinha do mesmo saco.
    Isabel Pires

    ResponderEliminar
  4. Por estas e por outras é que nós vemos quem realmente é Algarvio, ou não. Uns e outras só porque nasceram cá, ou melhor, só porque alguém aqui os resolveu parir é que se julgam Algarvios. Ser Algarvio é amar o Algarve e honrar o seu nome.

    ResponderEliminar
  5. Mais grave foi o mais reconhecido algarvio de todos não se ter "atravessado" com este assunto - o Ex.mo Sr. Presidente da Republica das (ou dos, conforme queiram) bananas - o Sr. (Cavaco) Silva.

    Allgarve é mais uma marca, mais uma maneira de ganhar uns trocos (alguém ganhará certamente...)

    ResponderEliminar
  6. Nisso confesso que o caro Capanga tem razão.
    O Presidente da República, não só por ser Algarvio mas acima de tudo por ser aquele que defende a indentidade de Portugal, deveria ter-se pronunciado sobre tal.

    ResponderEliminar

Por motivos que se prendem com a falta de ligação entre os comentários e os Post colocados e outros, doravante todos os comentários serão previamente considerados.